Sobre o Impulso de Formação e a Geração
- Category: Filosofia, Artes e Humanidades
- Author: Isabel Coelho Fragelli
- Pages: 112
- Price: R$ 32,00
- ISBN: 978-85-68576-97-0
- Year: 2019
- Note: Dimensões: 14 x 21 cm
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Review
A presente tradução de Über den Bildungstrieb und das Zeugungsgeschäfte para o português, inédita no Brasil, foi elaborada a partir da primeira edição da obra, publicada em 1781, pela editora Dieterich, em Göttingen. A tradução, realizada por Isabel Coelho Fragelli, procurou conservar a interessante intercomunicação existente entre os títulos dos parágrafos que compõem a obra, bem como o estilo consideravelmente informal da escrita do autor, que confere ao texto um tom muito mais ensaístico do que propriamente técnico-científico.
Foi durante suas férias no campo, ao desfrutar de um passatempo bucólico, que Blumenbach viu pela primeira vez a espécie incomum de pólipos verdes cujas investigações o levariam, um pouco mais tarde, a elaborar sua famosa teoria do Bildungstrieb. Assim como ocorrera com Newton, que fora conduzido à descoberta da lei da gravidade ao voltar sua atenção para um evento tão ordinário quanto a queda de uma maçã, também as ideias de Blumenbach a respeito da existência de um impulso de formação (Bildunstrieb) no interior da natureza foram proporcionadas pelo fato de que, na mencionada ocasião, graças a um "acaso feliz", aquele curioso animal não lhe passara despercebido.
O ensaio de Blumenbach tem grande importância, não apenas para a história da ciência, mas também para as pesquisas em filosofia. A partir de questões particulares da ciência biológica, a teoria do Bildungstrieb dialoga com alguns dos principais problemas filosóficos do século XVIII, exprimindo, a seu modo, o espírito geral do pensamento alemão que se constituiu naquela época. As noções de forma e formação (ambas compreendias no termo Bildung, investido de uma enorme riqueza conceitual nas filosofias do Idealismo e do Romantismo alemães) são mobilizadas por Blumenbach de tal modo que extrapolam as considerações teórico-científicas, envolvendo também, ao mesmo tempo, reflexões estéticas e metafísicas.
Não por acaso, autores como Kant, Goethe, Herder, Schelling, Schopenhauer e Hegel analisam e comentam, em suas obras, as contribuições feitas pelo naturalista alemão. O ensaio sobre o Bildungstrieb consiste, portanto, em uma leitura de grande interesse para aqueles que desejam compreender, de um modo mais profundo, os desenvolvimentos tanto da ciência quanto da filosofia deste período.
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