Como Publicar
A UFABC oferece duas opções para quem deseja publicar um livro. Para quem é membro da comunidade e pretende publicar um livro resultante de alguma ação praticada no contexto da própria universidade (anais de um evento, produtos de um projeto de extensão, coletânea de textos de intervenção, etc), existe a possibilidade de publicar com o ISBN institucional, que vincula a obra à universidade, mas não à Editora UFABC.
Devem ser observados os critérios previstos em normativa própria (RESOLUÇÃO CONSED Nº 001, DE 17 DE JULHO DE 2018), mas a obra não passa por avaliação de pareceristas e sua publicação segue um rito sumário. Os serviços editoriais (revisão, diagramação, capa e eventual impressão) têm de ser providenciados pelos próprios autores ou organizadores.
Para publicar pela Editora UFABC, possibilidade aberta para qualquer interessado (interno ou externo à comunidade UFABC), é necessário seguir o procedimento habitualmente adotado por editoras universitárias, com avaliação às cegas por pareceristas qualificados e pelo Conselho Editorial.
Devido aos prazos previstos para tal sistema de avaliação, acrescidos da eventual dificuldade para encontrar pareceristas com expertise na área da proposta, bem como das exigências legais a que se submete a contratação periódica de serviços editoriais e gráficos, o tempo médio de edição da obra é de dezoito meses, contados da data de submissão da proposta.
Quanto a como submeter as propostas, existem duas modalidades de recebimento: editais de chamada pública e fluxo contínuo.
Os editais priorizam a publicação de conteúdo didático coerente com a proposta pedagógica interdisciplinar da UFABC e a publicação de conteúdo de divulgação científica.
O fluxo contínuo é acessível a todos os tipos de propostas que se enquadrem na Política Editorial. No fluxo para obras completas, é realiza a avaliação da obra em seu estágio final, aprovando ou não o livro para publicação, conforme os trâmites mencionados acima.
Antes de submeter a proposta, é importante ter conhecimento das normas gerais e específicas que regem a submissão, avaliação e seleção de propostas de publicação.
Para submeter a proposta, o proponente deverá preencher o formulário específico da modalidade correspondente e anexar os arquivos necessários.
NORMAS GERAIS
Consulte a Política Editorial da EdUFABC
Consulte o Termo de Cessão de Direitos Autorais
Consulte o Guia sobre Metadados em arquivos PDF
FLUXO CONTÍNUO - OBRAS COMPLETAS
Formulário de Submissão de Propostas de Livros
FLUXO CONTÍNUO - PROJETOS
Diretrizes para Submissão e Aprovação de Projetos de Publicação de Livros ou Série de Livros - (revogado via Ato decisório n° 1/2024)
Formulário de Submissão para Projetos - (inativo)
Formulário de Submissão de Versão Parcial
ISBN institucional
Formulário para solicitar o ISBN institucional
Como transformar tese ou dissertação em livro
Redes Sociais