Category: Engenharias
Year: 2021

Hits: 2018

Este livro tem por objetivo introduzir conceitos sobre sistemas de controle discretos no tempo. Inicialmente é dada uma ênfase na transformada z, que é a ferramenta fundamental para resolver as equações diferenças de maneira mais simples, sendo tratada com vários exemplos propostos e com a respectiva resposta. Também é mostrada a relação que existe entre o plano s (plano contínuo) e o plano z (plano discreto) e é apresentado o conceito da função de transferência pulsada para sistemas discretos no tempo. A função de transferência pulsada é utilizada para analisar a estabilidade de sistemas discretos em malha fechada. Outro tema abordado é o projeto de compensadores via método do lugar geométrico das raízes, utilizando-se também de estudo de caso como exemplo. O circuito elétrico RLC é estudado com o intuito de implementar um algoritmo de controle no Arduino. Os scripts em MATLAB dos exemplos desenvolvidos ao longo do livro estão disponíveis no Apêndice, da mesma maneira que o script utilizado para embarcar o algoritmo de controle. O livro é adequado para alunos de graduação em engenharia elétrica, eletrônica, automação e mecânica que estão iniciando seus estudos em sistemas de controle discretos no tempo, da mesma maneira que contém material útil para alunos de pós-graduação.