Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes

Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes é professor do Bacharelado em Políticas Públicas (BPP) da Universidade Federal do ABC (UFABC) e também do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas (PPGP) da UFABC. Bacharel em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais (IRI) da Universidade de São Paulo (USP, 2007), Mestre e Doutor em Ciência Política pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da mesma universidade (2010, 2014). Foi pesquisador visitante no Department of Political Science da University of Illinois at Urbana-Champaign (UIUC) em 2012. Autor do livro "Burocracia e Política: a construção institucional da política comercial brasileira" (Biblioteca24horas, 2011). Suas áreas de pesquisa são Política Comparada, Economia Política, Processo Decisório, Análise de Políticas Públicas e Política Externa; e Políticas Públicas relacionadas ao Álcool e outras Drogas. Foi professor dos cursos de Direito e Relações Internacionais das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU (graduação), do curso de Ciência Política da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo - FESP (pós-graduação) e do Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da USP (especialização). Atualmente é vice-coordenador do Bacharelado em Políticas Públicas da UFABC (2015-2017). Publica artigos em diversas revistas como a Brazilian Political Science Review, Revista Brasileira de Sociologia, Pontes - Informações e Análises sobre o Comércio e Desenvolvimento Sustentável, Journal of Addictions, Addictive Behaviors Reports, entre outras.

A democracia reduz a desigualdade econômica?

Um estudo sobre as possibilidades de construção de uma sociedade mais igual por meio da democracia

Category: Ciências Sociais
Este livro trata de assunto tão importante quanto controverso: os efeitos de sistemas políticos de