Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: A Editora
Início do conteúdo da página

A Editora

Publicado: Sexta, 29 de Janeiro de 2016, 17h19 | Última atualização em Quarta, 01 de Novembro de 2017, 19h02 | Acessos: 3406

Quem Somos / História / Objetivo

A criação da Editora da Universidade Federal do ABC (EdUFABC) teve seu início em 2011 quando foram realizados os primeiros estudos de viabilidade, capitaneados pelo Núcleo de Ciência, Tecnologia e Sociedade (NCTS) sob coordenação da Prof. Maria Gabriela S. M. C. Marinho. Paralelamente, este mesmo núcleo realizou um projeto-piloto de publicações, permitindo o lançamento de 13 obras, atualmente incorporadas ao catálogo da Editora.

Após este primeiro momento, a EdUFABC foi efetivamente instituída como órgão complementar da Universidade e vinculada à Reitoria pela Resolução n° 122 do Conselho Universitário (ConsUni) de 30 de setembro de 2013. Posteriormente foi vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) pela Portaria da Reitoria, nº 364, de 20 de julho de 2015.

No dia 17 de março de 2017, a EdUFABC passa a fazer parte do quadro de associados da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU), dando início a um trabalho de parceria, baseado no respeito mútuo e com a preocupação de sempre estar a serviço de nosso país na formação intelectual do cidadão brasileiro.

Sua criação remete à distinta proposta de projeto pedagógico da Universidade, pautada pela interdisciplinaridade, e visa ampliar a qualidade do ensino através da produção de material didático próprio, fomentar a pesquisa através da ampla divulgação dos resultados do trabalho de cientistas, e estabelecer uma ponte com a comunidade externa.

Além disso, tem como função, contribuir para a democratização do acesso à informação, proporcionando a inserção do conhecimento acadêmico na sociedade e incorporando conhecimento de qualidade produzido no ambiente extra-universitário.

Em seu rol de atividades, prioriza a edição, publicação, divulgação e difusão em âmbito nacional e internacional, de obras de caráter científico, didático e cultural, tanto em meio físico como digital.

Consulte o Regimento Interno da EdUFABC

 

Estrutura/Equipe

A Editora da UFABC é composta pela Coordenação Geral, pelo Comitê Estratégico, pelo Conselho Editorial e pela Equipe Técnica.

A Coordenação Geral é responsável pela administração de todas as áreas da Editora, definição de diretrizes de promoção e divulgação, e representação junto aos órgãos da UFABC e a outras instituições.

O Conselho Editorial é o órgão responsável por materializar a política editorial estimulando a criação de linhas editoriais específicas. O Conselho é dividido por grandes áreas de conhecimento, sendo que atualmente existem sete áreas.

O Comitê Estratégico é responsável por definir a política editorial da EdUFABC, assim como sugerir e aprovar linhas editoriais, séries e coleções, e por apreciar recursos interpostos pelos autores quanto a originais que forem recusados pelo Conselho Editorial.

A Equipe Técnica engloba os servidores que operacionalizam todas as etapas de produção e distribuição.

 

Membros

Coordenação

Adriana Capuano de Oliveira

 

Conselho Editorial

Áreas:

Ciências Naturais e Cognição

Ana Paula de Mattos Arêas Dau
Gustavo Morari do Nascimento
Marcelo Augusto Leigui de Oliveira
Patrícia Dantoni

Ciências Sociais

Ana Claudia Polato e Fava
Fernanda Graziella Cardoso
Gilberto Maringoni de Oliveira
Igor Fuser

Educação e Licenciatura

Fernanda Franzolin
Fernando Luiz Cássio
Francisco José Brabo Bezerra
Maria Inês Ribas Rodrigues

 Engenharias

Christiane Bertachini Lombello
Daniel Zanetti de Florio
José Roberto Tálamo
Roberto Gomes de Aguiar Veiga

 Filosofia, Artes e Humanidades

Carlos Eduardo Ribeiro
Clarissa de Franco
Lorenzo Baravalle
Nathalie de Almeida Bressiani 

Interdisciplinar

Gerardo Alberto Silva
Graciela de Souza Oliver
Miguel Said Vieira
Neusa Serra

Matemática e Ciências da Computação

Anderson Beraldo de Araújo
André Guilherme Ribeiro Balan
Márcio Fabiano da Silva
Pedro Lauridsen Ribeiro

 

Equipe Técnica

Cleiton Fabiano Klechen – Assistente em Administração

Natalia Gea – Assistente em Administração

registrado em:
Fim do conteúdo da página