Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Autores Wanderley dos Santos
Início do conteúdo da página

Autores

Wanderley dos Santos

Filho de Benedito Cruz dos Santos e de Lydia de Almeida  Santos, Wanderley dos Santos nasceu no dia 19 de fevereiro de 1951. Aos 15 anos, iniciou pesquisas com foco na história dos bairros e vilas paulistanas, e, em 1972, decidiu se dedicar à região do Grande ABC. Escrito em 1973, História de Ribeirão Pires foi o primeiro trabalho publicado do autor, então com 22 anos. A publicação, em março de 1974, ajudou a impulsionar sua carreira e, naquele mesmo ano, tornou-se chefe do Arquivo Histórico da Cúria Metropolitana de São Paulo, além de publicar o livro Mauá – Ano 20, pela editora Combrig. Um ano depois, entregou à prefeitura de Diadema monografia intitulada História do Município de Diadema, que seria publicada postumamente em dezembro de 2000. Em 1976, continuou suas pesquisas sobre a região e escreveu a história de Rio Grande da Serra, estudo que é tido, até o momento, como perdido.

Em 1980, foi premiado pela prefeitura de São Paulo por sua pesquisa sobre a história da Lapa. Um ano depois, foi eleito sócio titular do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e do Instituto Genealógico Brasileiro. Já em 1985, representou a Arquidiocese de São Paulo no Conselho Municipal do Patrimônio Histórico de São Bernardo e no ano de 1987, foi eleito integrante do Instituto Histórico e Genealógico de Minas Gerais. Dois anos depois, elegeu-se como integrante do Colégio Brasileiro de Genealogia, no Rio de Janeiro e fundou o Arquivo Histórico Municipal Capitão Hipólito Antônio Pinheiro, na cidade de Franca. Em 1990, foi escolhido presidente da ARPAM (Associação Regional de Pesquisa e Preservação de Acervo Municipal) também em Franca, reelegendo-se em 1992 para mais dois anos de mandato.

Em plena maturidade intelectual, passou a produzir trabalhos de qualidade cada vez mais notável sobre o ABC e outras regiões, até chegar em sua obra maior, Antecedentes Históricos do ABC Paulista: 1550-1892, lançada em novembro de 1992 com o patrocínio do Departamento de Cultura de São Bernardo do Campo.

Poucos anos depois, passou a enfrentar problemas de saúde até que em 16 de janeiro de 1996, aos 44 anos, veio a falecer. Autor dedicado, deixou uma obra respeitável, sendo considerado um dos mais importantes historiadores do Estado de São Paulo.


Publication by same author

Cover of História de Ribeirão Pires

História de Ribeirão Pires

Year: 2017
Category:
Em 1973, a prefeitura de Ribeirão Pires encomendou de Wanderley dos Santos um estudo sobre a histó
Fim do conteúdo da página