Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Elaborado a partir do Curso de Português para Refugiados, o livro "Nossa Casa" oferece um guia de estudos dividido em três volumes para refugiados que desejam aprender Português. Desde o básico até o avançado, o material visa facilitar a integração no Brasil. Além de abordar aspectos gramaticais, prioriza a comunicação e a troca de experiências, visando tornar o "nossa casa" um lugar melhor, mais seguro, rico e diverso. Os três volumes estão disponíveis para download.

Esta obra resulta do "Seminário Juventude, Periferia e Resistência" de 2018, discutindo práticas culturais e comunicativas de jovens em áreas periféricas, destacando seu potencial transformador nas dinâmicas sociais. O evento propôs novas concepções de resistência, enfatizando estratégias de grupos jovens. As reflexões apontam que a periferia é um território simbólico de inovações culturais, políticas e sociais que reconfiguram a experiência urbana e a participação política.

Explore a Antártica! O livro destaca a importância da Antártica para a ciência e a humanidade, especialmente no contexto das mudanças climáticas globais. No entanto, observa-se que o reconhecimento público desse valor é limitado. Para abordar esse problema,foi lançado o Programa InterAntar, que utiliza tecnologias educacionais, incluindo cursos e vídeos, para divulgar informações sobre a Antártica e as pesquisas realizadas lá. O programa também inclui o projeto "PolarCasters". Venha aprender sobre a Antártica e seu impacto no planeta.

Considerando-se a característica fortemente interdisciplinar da UFABC, o foco principal desta obra é apresentar para a comunidade interna e externa à UFABC as possibilidades de colaboração existentes entre as diversas áreas de estudo, principalmente as diferentes engenharias. Buscou-se organizar e detalhar as apresentações realizadas pelos docentes da UFABC no "II Encontro de Perspectivas de Projetos Interdisciplinares em Engenharia", destacando as linhas de pesquisas e infraestrutura laboratorial associada a cada docente participante do evento.

Avanços significativos foram feitos para aumentar a presença de mulheres nas ciências nas últimas décadas. No entanto, ainda há muitos esforços necessários para ampliar esse número, pois a diversidade de perspectivas contribui para enriquecer os resultados na área e tornar a ciência acessível a todos. As autoras deste livro se reuniram com o propósito de apresentar temas e atividades bem-sucedidas do curso Menina Ciência - Ciência Menina, edição 2019, buscando contribuir de forma concreta para mudar esse cenário nas ciências e aumentar a participação das mulheres cientistas em um futuro próximo.

A declaração de pandemia da Covid-19 em março de 2020 foi um enorme choque. Diante das incertezas nossos corações e mentes sofreram. Este livro apresenta reflexões sobre as mudanças causadas pela pandemia da Covid-19 no Brasil e no mundo, com uma perspectiva interdisciplinar. Os autores, professores universitários, abordam temas como saúde, educação, trabalho, indústria, meio-ambiente, cidades, comunidades, políticas econômicas e Estado, propondo diagnósticos críticos e possíveis soluções para os desafios trazidos pela pandemia. A obra representa um registro das ideias que buscavam compreender os fenômenos sociais e naturais durante esse período, abrindo novas perspectivas para a ciência futura.

Este livro explora a produção poética de João Cabral de Melo Neto, usando três conceitos como base: o rio como síntese das dualidades nacionais, a cidade como lugar de origem do eu lírico e o poeta oscilando entre ser e estar no mundo e na arte. Analisa poemas escritos entre os anos 40 e início dos 60, quando a percepção de muitos intelectuais e artistas era do estrangulamento do otimismo da década anterior. O livro busca entender a poesia de Cabral em diálogo com a história, seu tempo e seus pares em outros campos da cultura e das artes.

Fim do conteúdo da página