Você está aqui: Autores Waldir Mantovani

Waldir Mantovani

Conclui o doutorado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas em 1987. Sou Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, onde fui lotado na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", no Instituto de Biociências e na Escola de Artes, Ciências e Humanidades. Atualmente sou Professor Visitante junto à Universidade Federal do ABC, com bolsa da CAPES. Sou credenciado para orientar no mestrado e no doutorado em Programas de Pós-Graduação da USP e da UFABC. Publiquei 78 artigos em periódicos especializados e 59 trabalhos completos em anais de eventos científicos, organizei dois livros e possuo 27 capítulos de livros publicados. Fui orientador principal de 37 dissertações de mestrado e de 17 teses de doutorado, além de ter co-orientado uma dissertação de mestrado e 2 teses de doutorado, nas áreas de Ecologia e de Ciência Ambiental. Recebi 1 prêmio pela orientação de trabalho científico. Atuo nas áreas de Ecologia e Ciência Ambiental, com ênfase em fitossociologia, florística, dinâmica de populações de plantas, dinâmica de vegetação, fitogeografia e conservação biológica. Componho o corpo editorial ou sou assessor de diversas revistas periódicas, além de assessorar vários órgãos de fomento à pesquisa. Fui representante e cooordenador da Câmara Técnica de Meio Ambiente e Agrárias do Comitê Multidisciplinar da CAPES, de 2004 a 2008, incluindo avaliações de APCNs e visitas a Programas. Em meu currículo Lattes as palavras-chave mais freqüentes no conjunto de atividades que desenvolvo são: Cerrado, Floresta Ombrófila Densa Atlântica, Mata Ciliar, Fitossociologia, Florística, Sucessão, Dinâmica e Conservação Biológica. Construi uma carreira de pesquisa associada à de docente, tendo ministrado diversas disciplinas de graduação e de pós-graduação, inclusive em Programas de outras IES nacionais, e oferecido cursos de extensão e palestras em temas associados ao meu domínio de conhecimento, principalmente em Eventos Científicos, como convidado. Exerci atividades administrativas: Representações Docentes, Chefia de Departamento, Coordenação de Programas de Pós-Graduação, Presidência de Comissão de Pesquisa e de Pós-Graduação e Vice-Diretoria da Escola de Artes, Ciências e Humanidades, e participei na elaboração das propostas do Curso de Gestão Ambiental da Escola de Artes, Ciências e Humanidades, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental e do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade, ambos da USP. Exerci várias atividades de cultura e extensão universitárias, ressaltando a atuação como perito do Ministério Público, a representação da USP junto ao Conselho Estadual do Meio Ambiente, de 1994 a 1996, e fui responsável por estudos de vegetação em trabalhos de avaliação de impactos ambientais, planejamento de unidades de conservação ou em processos de recuperação de áreas degradadas.

Ciência e Tecnologia Ambiental

Category: Engenharias
Este livro foi concebido a partir de discussões surgidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação