Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Category: Filosofia, Artes e Humanidades
Pages: 132
ISBN: 978-85-68576-62-5
Year: 2017

Review

Em 1973, a prefeitura de Ribeirão Pires encomendou de Wanderley dos Santos um estudo sobre a história da cidade como parte das comemorações dos vinte anos de fundação do município, que seriam comemorados em 19 de março de 1974. O que deveria ser um livro, acabou sendo distribuído como apostila rodada em um daqueles antigos mimeógrafos elétricos. Apesar da simplicidade e da tiragem muito limitada, a publicação logo se destacou por trazer informações até aquele momento desconhecidas – como o dia exato da fundação da Capela do Pilar, além de uma série de referências a documentos régios e eclesiásticos jamais lidos por pesquisadores da região. Surgia ali, com apenas 22 anos, um dos mais competentes e celebrados historiadores do Grande ABC.

O estudo chegou a ganhar uma versão especial e resumida no jornal A Voz de Ribeirão Pires, no mesmo dia de seu lançamento. Após esse breve sucesso, ficou esquecido por décadas nos arquivos do Museu Municipal e, em 2016, foi submetido ao edital de livros inéditos da Editora da Universidade Federal do ABC (EdUFABC), vencendo na categoria Ciências Sociais.

A presente edição é resultado de um minucioso trabalho de recuperação dos originais, acrescido de pesquisa iconográfica, notas e referências, realizado por Marcílio Duarte e Emerson Tognetti, além de uma nova capa, assinada por Leonardo Conceição.

 

Fim do conteúdo da página