Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Category: Engenharias
Pages: 256
ISBN: 9788568576755
Year: 2018

Review

Ao longo da história da humanidade verificam-se diversas tentativas do homem de voar, desde simples imitações de Ícaro até a construção de engenhos sofisticados; das primeiras ideias de voo espacial à concretização do Space Shuttle e de sondas interplanetárias para exploração do espaço. Os benefícios compartilhados e que advirão desta exploração já ultrapassam indubitavelmente as mais otimistas previsões. Importantes descobertas da ciência espacial foram facilitadas pelo emprego de foguetes e satélites e é incalculável a quantidade de conhecimentos já acumulados pelo ser humano, utilizando o foguete, que certamente beneficiarão os habitantes da Terra.

A finalidade deste livro é deduzir e discutir as equações do movimento de um veículo espacial (foguete, satélite artificial ou sonda) na atmosfera, considerando as diversas forças nele atuantes. Dependendo das finalidades estabelecidas por uma determinada missão, pode-se escolher de maneira conveniente a trajetória do veículo espacial. Por exemplo, para foguetes lançadores de sondas, as quais em geral devem ser lançadas a grandes altitudes, é conveniente que a trajetória seja vertical. Por outro lado, os mísseis balísticos exigem grande alcance, de forma que é mais conveniente que sejam lançados em trajetória inclinada. Deste modo, após serem deduzidas as equações gerais do movimento, alguns tipos particulares de trajetórias são estudados e algumas hipóteses simplificadoras são realizadas de modo a se obter uma solução analítica das equações do movimento do veículo espacial. Uma análise detalhada da fase balística é realizada, incluindo o efeito da rotação da Terra. O estudo preliminar de manobras orbitais, baseadas nas transferências de Hohmann é discutido, tanto para manobras coplanares quanto não coplanares.

A autora espera que este livro auxilie os leitores no aprendizado do movimento orbital e rotacional de veículos espaciais e os apoie no desenvolvimento de pesquisas na área espacial.

Fim do conteúdo da página