Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Category: Coleção o que é ser cientista?
Pages: 152
ISBN: 978-85-68576-11-3
Year: 2015

Review

Vivemos hoje, no mundo, um momento crítico no desenvolvimento da Ciência e do Ensino Superior. A crise global coincide com a mudança de escala do ensino superior brasileiro, que alcança agora as aspirações de jovens de todas as classes sociais. Daí a necessidade inadiável de refletir sobre a crise da disciplinaridade e começar já o século XXI, aqui mesmo, no Brasil, a partir do nosso próprio diagnóstico e dos nossos próprios problemas, sem esperar que eles venham de outro continente ou hemisfério. Isso implica dar centralidade aos problemas reais e instrumentalidade às disciplinas científicas, e não o contrário, como se fazia no século XX. Só assim poderemos fazer a inovação brotar da sociedade, a partir de uma nova geração de empreendedores dotados de sólida formação científica, sintonia com questões sociais contemporâneas e capacidade de protagonismo e diálogo transformador na busca de soluções apropriadas e sustentáveis.

Este livro reflete essa nova atitude, aplicada à tarefa de formar engenheiros com um novo perfil, à altura dos desafios do nosso tempo. Não surpreende que ele venha da Universidade Federal do ABC (UFABC), uma universidade nascida no século XXI e voltada para ele. Comprometida com uma nova concepção do ensino superior, que aposta na interdisciplinaridade para fazer frente aos desafios do novo século, a UFABC vem buscando um novo caminho. A tarefa é árdua, pois esse caminho nunca foi trilhado, a trilha precisa ser aberta. Não há referências prévias, elas precisam ser construídas; mas isso está sendo feito, como mostra este livro. E os resultados já são visíveis, conforme já é testemunhado por ex-alunos e seus empregadores, pelas avaliações do Ministério da Educação e de rankings independentes, nacionais e internacionais.

 

Fim do conteúdo da página