Category: Coleção Intera
ISBN: 978-85-68576-12-0
Year: 2015

Esta obra explora o planejamento e o desenvolvimento eficientes de um curso, aulas e atividades com o uso das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação, destacando os seguintes temas:

• a importância das formas de interação virtual e do trabalho colaborativo,
  • as dinâmicas virtuais para estimular a participação e atrair o interesse do aluno,
  • os recursos para a elaboração do design instrucional (mapa de atividades, matriz de DI, storyboard etc.),
  • a adequação de conteúdos e atividades para diferentes perfis de aprendizagem,
  • a adequação de um curso ou atividades às inteligências múltiplas,
  • os direitos autorais para ambientes virtuais,
  • a gestão eficiente da equipe multidisciplinar,
  • a avaliação da aprendizagem e a avaliação do curso como instrumentos de aprimoramento do próprio curso.

Quando esses princípios são usados a presença física do professor junto ao aluno não se torna necessária. O que faz com que este conjunto de diretrizes possa ser aplicado tanto em cursos 100% a distância, como em diferentes propostas de atividades presenciais com o uso de TIC.

Desse modo, o livro sugere como propiciar uma forma mais participativa do aluno por meio de uma aula mais criativa e diversificada em cursos presenciais, semipresenciais ou a distância.