Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Category: Ciências Sociais
Pages: 311
ISBN: 978-85-68576-13-7
Year: 2015

Review

Este livro, originado de uma tese de doutorado aprovada na Universidade de São Paulo (USP), aborda o principal conflito da política externo do governo Lula levando em conta o outro lado da questão – o ponto de vista da Bolívia, desprezado pela mídia e pelos brasileiros em geral.

Em uma abordagem histórica, o professor Igor Fuser, da UFABC, enfoca um tema central para os bolivianos – o desafio de recuperar a soberania sobre os recursos naturais, entregues na década neoliberal de 1990 às empresas transnacionais (entre elas, a Petrobras) com base em contratos injustos, que garantiam ao capital estrangeiro até 82% dos lucros.

A revolta contra a pilhagem das riquezas da Bolívia explodiu no início do atual século com as insurreições populares conhecidas como “Guerras do Gás”, que derrubaram dois presidentes e culminaram na eleição de Morales, em 2015.

Com base em minuciosa pesquisa, o livro expõe os motivos que levaram a Bolívia a nacionalizar o gás e o petróleo e discute os impasses da diplomacia brasileira na América do Sul, dividida entre a busca das vantagens econômicas imediatas e os ganhos de logo prazo da integração regional.

Informações técnicas

Assuntos relacionados: Relações internacionais – Brasil - Bolívia; Política externa – Brasil; Gás natural.
Idioma: Português
Edição: 1
Formato: 14 x 21 cm

Fim do conteúdo da página