Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Category: Ciências Naturais e Cognição
Pages: 116
ISBN: 978-85-68576-07-6
Year: 2015

Review

Que ideias sobre calor tinham os cientistas antes da descoberta da conservação da energia? Nesta obra, Katya Aurani aborda o desenvolvimento dos estudos sobre o calor desde o século XVIII até o estabelecimento do conceito de entropia e das leis fundamentais da termodinâmica no século XIX, incluindo a posterior definição do conceito de probabilidade de estado feita por Boltzmann também no século XIX.

As tentativas de interpretação dos fenômenos do calor a partir do século XVIII ocorreram através da teoria do flogístico, da teoria do calórico e das experiências de Rumford, que chegou a afirmar que a origem do calor era o movimento. Mas, foi através do trabalho de Sadi Carnot em 1824que se introduziram ideias fundamentais para o desenvolvimento da termodinâmica. Carnot pensou em termos do calórico e utilizou pouquíssima matemática. Posteriormente Rudolf Clausius partiu das ideias de Carnot para desenvolver seus estudos, e introduzir o conceito de entropia, enunciando então as duas primeiras leis da termodinâmica. Por fim, Ludwig Boltzmann, em seu trabalho de 1877, chegou à “definição estatística de entropia”. Com o intuito de esclarecer sua posição com relação ao paradoxo da reversibilidade, Boltzmann explica neste trabalho, suas ideias sobre a utilização das leis da mecânica e da teoria das probabilidades para obter a segunda lei da termodinâmica, obtendo como resultado a conhecida relação entre entropia e probabilidade de estado.

Este livro contribui enfaticamente para a compreensão deste ramo da física, a termodinâmica, através da abordagem histórica de seu desenvolvimento permitindo que o leitor alcance não só o conteúdo formal de suas definições e relações, mas toda a evolução do pensamento ao longo dos séculos.

 

Como adquirir

Fim do conteúdo da página