Maria Gabriela S. M. C. Marinho

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com graduação Comunicação Social (UFMG/IMSP). Vice-Coordenadora do Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências Humanas e Sociais (PCHS-UFABC). Desenvolve pesquisas na área da História da Ciência, Estudos Sociais de Ciência e Tecnologia com destaque para a História do Ensino Superior. É pesquisadora associada do Museu Histórico da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (MH-FMUSP). Tem experiência na coordenação de Centros de Pesquisa e Documentação e Museus. Publicou livros e artigos em temas como História das Elites Científicas, História dos Intelectuais, Ciência e Relações de Poder, História da Fundação Rockefeller em São Paulo, História da Universidade de São Paulo, Filantropia Científica, História das Instituições de Pesquisa Biomédica, Elites Acadêmicas, Autoritarismo e Anticomunismo, Direita Acadêmica. Pesquisa também as interfaces entre o Regime Civil-Militar de 1964 e a Produção Cultural e Científica do país. No caso da produção cultural, as abordagens recortam a produção audiovisual, especialmente e cinema e dramaturgia televisiva. Coordenou o Núcleo de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal do ABC (NCTS-UFABC) no período de 2011 a 2014, quando desenvolveu e implantou o projeto da Editora da Universidade Federal do ABC (EdUFABC), órgão que que dirigiu até Julho de 2015.

Abordagens em Ciência, Tecnologia e Sociedade

Year: 2015
Category: Interdisciplinar
Abordagens em Ciência, Tecnologia e Sociedade A coletânea é fruto do esforço coletivo de um con