Maria Cecília França de Paula Santos Zanardi

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1978), mestrado (1983) e doutorado (1993) em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, pós-doutorado na Universidade da Flórida (1995/1996). e livre-docência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Foi docente do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1980 - 1991) e da UNESP - Campus de Guaratinguetá (1991-2013). É professora adjunta aposentada da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, desde maio de 2013. É Pesquisadora Visitante Nacional Sênior pela CAPES junto a Universidade Federal do ABC desde fevereiro de 2014. Foi pesquisadora principal de projeto temático da FAPESP no tema DINÂMICA DE SATÉLITES ARTIFICIAIS. Faz parte do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal do ABC e do Programa de Pós-graduação em Engenharia e Tecnologia Espaciais do INPE. Tem experiência na área de Engenharia Aeroespacial, com ênfase em Dinâmica de Satélites Artificiais, atuando principalmente com a representação, propagação e estimação da atitude de satélites artificiais, incluindo torques externos (torque de gradiente de gravidade, torques magnéticos, torque de radiação solar, torque aerodinâmico e torque devido à força de Lorentz).

Fundamentos de Astronáutica e suas aplicações

Volume 1

Category: Engenharias
O livro trata de aspectos básicos do movimento de veículos espaciais e objetos celestes, e de suas